Páginas

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012


    

            o caráter do eterno no pentateuco.

     





        O Pentateuco vem da versão grega que do século III antes de cristo, significa os cinco primeiro livro da bíblia escrito por Moisés, em Gênesis vemos todo o seu poder ,em toda a sua criação, (do planeta ),e seus respectivos caracteres, Como um Deus onipotente, uni ciente, onipresente.
      Em êxodo3: 14 a providência divina ,são acompanha das por sinais, milagres, que mostra como Deus é soberano, e fiel. (E O GRANDE EU SOU) “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me envio a vós”. Ele é grande em poder, misericórdioso, para levantar libertação para seu povo, das mãos do opressor.
      Em Levítico, vemos a historia do sacerdócio, sobre o templo,e seus utensílios que tipifica a cristo, mostrando o tamanho de sua sabedoria.
      Prosseguindo em êxodo, e número ,vemos a administração de Deus, na organização , diversas     leis, e recomendações gerais para seu povo mostrando todo o seu zelo.
      em deuteronômio ,vemos a repetição das mesmas leis.
                      Se fosse possível descrever, todas as qualidades de Deus, eu usaria, mais para resumir, ele é amor, e juiz, "também". (terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo) CP.10 Vc31de hebreus.
             Ao decorrer de todo o Pentateuco, podemos ver o agir de Deus, de formas bastante diversificada, na decisão de punir sua criação lançando fora do éden, ao poupar Noé e sua família, no dilúvio. Na destruição de Sodoma e Gomorra. Na promessa feita a Abraão, Isaque, e Jacó. E em Moisés ,ao poupá-lo quando criança, para torná-lo líder ,"dos israelitas", até  aposse de Josué.
ESSAS SÃO AS QUALIDADES DE DEUS:
                    Deus justo, zeloso, sábio, misericordioso, poderoso, amoroso, fiel.
resposta do curso médio de TEOLOGIA:que Geônica Rodrigues féis– INSTITUTO TEOLÓGICO GAMALIEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário